Club Setubalense Quinta-Feira  2005-10-13 21h00  A ciência e a Medida

TERTÚLIA DE CULTURA CIENTIFICA
Reúne às quintas-feiras no Club Setubalense.
Instrumentação e Medida: Aplicações e Evolução
No fim, o orador falará um pouco de alguns (pdf)
projectos de investigação

José Miguel Costa Dias Pereira, Professor Coordenador do Departamento de Sistemas e Informática (DSI) na Escola Superior de Tecnologias do Instituto Politécnico de Setúbal

[10-13 21h]    (Apresentaçã-pdf)
 É oportunidade de conhecer e debater o historial das áreas tradicionais de aplicação da instrumentação e da medida utilizadas em processos industriais, recordando os princípios de medida de várias grandezas, nomeadamente da pressão, caudal, temperatura, nível e outras grandezas não-eléctricas passíveis de medida por via eléctrica – “Conceito de Transdutor de Medida”.

Foram perspectivados novos desenvolvimentos que, na área da instrumentação e medida, assentem em sistemas de instrumentação virtual e sensores inteligentes, bem como apresentad
os múltiplos exemplos de aplicação destes sistemas em diferentes domínios, dos quais se salientam, entre outros: as áreas da indústria automóvel, da aeronáutica, da domótica, da electrónica de consumo, da engenharia biomédica e da robótica.

Por fim, o orador falou um pouco de alguns projectos de investigação nos quais esteve e está envolvido, no domínio da área científica à qual se tem dedicado nos últimos anos – “Instrumentação e Medida”.

Palestra “Instrumentação e Medida: Aplicações e Evolução”    13 Outubro 2005 (Quinta-feira)   21h00    Clube Setubalense (Av. Luísa Todi, nº99) Orador: Prof. Doutor José Dias Pereira (docente da ESTSetúbal)
Objectivo: A “Tertúlia da Cultura Científica” é uma iniciativa aberta à comunidade, dinamizada pelo Club Setubalense, à qual a ESTSetúbal se associa no sentido de abrir um espaço de debate científico no qual todos os participantes são convidados a intervir, promovendo uma maior interacção entre a ESTSetúbal e o tecido empresarial, social e cultural da região.   Os interessados na temática deste mês terão
oportunidade de conhecer e debater. Esta área constitui uma das 10 temáticas, alvo de tertúlia no Clube Setubalense.

Seguem-se nos próximos meses:
- Electrotecnia e Sistemas de Potência  - Electrónica e Computadores  - Termodinâmica Aplicada  - Mecânica dos Meios Sólidos
- Tecnologia e Organização Industrial  - Controlo e Processos  - Informática  - Matemática  - Ciências Empresariais e Comunicação.