Club Setubalense Quinta-Feira  2005-11-17 21h00 [11-17 21h]

TERTÚLIA DE CULTURA CIENTIFICA Entrada livre
   Veículos eléctricos Os projectos dos alunos finalistas em Eng. Electrotécnica

  http://ltodi.est.ips.pt/empresas/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=304

Entrada livre
Veículos eléctricos será o tema da Tertúlia da Cultura Cientifica a realizar-se no próximo dia 17 de Novembro quinta-feira às
21 horas no Club Setubalense aberta a todos. O professor Doutor JOSÉ MAIA
da EST - ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL
falará sobre as últimas novidades no campo científico e industrial em
desenvolvimento .   No final haverá debate onde os presentes
poderão por questões ou exprimir opiniões sobre o tema.
http://ltodi.est.ips.pt/empresas/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=92&lang=pt
o impacto energético, económico e ambiental da introdução de veículos eléctricos em Portugal
um motor eléctrico acoplado a cada roda do automóvel.
projectos de investigação e de desenvolvimento
electrificação de um barco típico para circular no estuário do rio Sado.
Vehicles electrics   segway

http://www.apve.pt


 Palestra “Veículos Eléctricos”, vai decorrer no dia 17 de Novembro 2005 (Quinta-feira), pelas 21h00, na sede do Clube Setubalense (Av. Luísa Todi, nº99). Será  orador o docente da ESTSetúbal, Prof. Doutor José Maia. Tem por objectivo contribuir para o desenvolvimento científico da região fomentando uma maior interacção entre o tecido empresarial, social, cultural e educacional de Setúbal.  Vamos  conhecer os projectos de investigação e desenvolvimento que se encontram a decorrer na ESTSetúbal no âmbito dos veículos eléctricos, envolvendo os seus docentes e também os alunos finalistas do curso de licenciatura em Eng. Electrotécnica. Será apresentado o estado actual do desenvolvimento dos veículos de propulsão eléctrica, bem como as perspectivas da sua evolução futura. Incluem-se, neste tipo de veículos, os que são alimentados a partir de baterias electroquímicas, os veículos híbridos e os veículos alimentados a partir de uma pilha de combustível. Por fim, o orador fará referência às actividades de promoção e divulgação dos veículos eléctricos, levadas a cabo pela APVE – Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico, organismo do qual a ESTSetúbal é associado fundador e desempenha a função de membro do Conselho de Administração. É uma das 10 temáticas na tertúlia do Clube Setubalense. Seguem-se nos próximos meses: Electrónica e Computadores; Termodinâmica Aplicada; Mecânica dos Meios Sólidos; Tecnologia e Organização Industrial; Controlo e Processos; Informática; Matemática; Ciências Empresariais e Comunicação. http://ltodi.est.ips.pt/empresas/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=304

2005-11-17---Quinta-Feira [11-17 21h]


José Henrique Querido Maia Investigador do Centro de Automática da Universidade Técnica de Lisboa..Doutor em Eng. Electrotécnica e de Computadore.
É Professor Coordenador na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) .Licenciatura (1986),  Mestrado (1990) e Doutoramento (1996) em Eng. Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico.  José Henrique Querido Maia nasceu em Turcifal - Torres Vedras em 1963. É casado, com 2 filhos, e reside em Venda do Alcaide - Palmela.
É Presidente da Comissão Técnica de Normalização, CT146 - Veículos Rodoviários de Propulsão Eléctrica, em representação da ESTSetúbal.    É vogal do Conselho de Administração da APVE - Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico, de “Responsável” do ONS/APVE (Organismo de Normalização Sectorial)

Voltar