Club Setubalense Quinta-Feira  2005-12-15 21h00 [12-15 21h]

TERTÚLIA DE CULTURA CIENTIFICA Entrada livre
 “Robótica - que fronteiras?Prof. José Rocha  4ª Tertúlia Área Científica: Electrónica e Telecomunicações   Título: “Robótica - que fronteiras?” Data: 15 Dezembro 2005 Orador: Prof. José Rocha   2005-12-15---Quinta-Feira [12-15 21h]

http://www.dee.est.ips.pt/start.htm
http://www.dee.est.ips.pt/recursoshumanos/docentes.htm
A 15 de Dezembro, pelas 21 horas, no Clube Setubalense

ESTSetúbal leva 'Robótica' ao Club Setubalense

A (ESTSetúbal/IPS-Escola Superior de Tecnologia de Setúbal ) coloca a "Robótica" em Tertúlia no próximo dia 15, pelas 21 horas, no Clube Setubalense, na Avenida Luísa Todi. A Palestra, intitulada "Robótica - que fronteiras?", tem como orador convidado o docente da ESTSetúbal, José Inácio Rocha.
http://reporter.online.pt/soltas/estsetubal20051205_robotica01.htm
Realizada no âmbito das "Tertúlias da Cultura Científica" do Club Setubalense, trata-se de uma actividade aberta ao público, à qual a ESTSetúbal se associa no sentido de contribuir para o desenvolvimento científico da região, fomentando uma maior interacção com e entre o tecido empresarial, social, cultural e educacional da região de Setúbal.

A todos os interessados na temática, será dada a oportunidade de conhecerem a origem dos autómatos e da palavra robô, bem como o actual estado da robótica de inspiração biológica. A título de exemplo, o orador introduz um robô para inspeccionar linhas de alta tensão, objecto de estudo na sua formação avançada. Descreve, igualmente, as áreas de aplicação dos robôs e diferentes formas de locomoção, sem esquecer o tema da tertúlia "Robótica-que fronteiras?".

Para finalizar, será mencionada a actividade desenvolvida em termos de robótica móvel na ESTSetúbal, pelo Departamento de Eng. de Electrónica e Computadores, trazendo como exemplo um robô desenvolvido por alunos, baseado na plataforma MindStorm da Lego.

A referida área (Electrónica e Telecomunicações) constitui uma das dez temáticas, alvo de tertúlia no Clube Setubalense. Seguem-se nos próximos meses: Termodinâmica Aplicada; Mecânica dos Meios Sólidos; Tecnologia e Organização Industrial; Controlo e Processos; Informática; Matemática; Ciências Empresariais e Comunicação.

Segunda-feira 5.12.2005 - 22:13

http://mindstorms.lego.com/eng/default.asp    http://mindstorms.lego.com/centers/?domainredir=www.legomindstorms.com

2-12-2005  17h10  Electrónica e telecomunicações em tertúlia   http://www.mun-setubal.pt/noticias/default.asp?ID=940

 “Robótica – Que Fronteiras?” é tema de tertúlia, no dia 15, às 21h00, no Club Setubalense, uma iniciativa promovida pela Escola Superior de Tecnologia, com o apoio da Câmara Municipal.

 A acção está integrada no ciclo de Tertúlias da Cultura Cientifica, iniciado em Junho e que se prolonga até Julho de 2006. Este conjunto de sessões tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento científica da região, de forma a fomentar uma maior interacção entre o tecido empresarial, social, cultural e educacional de Setúbal.
“Robótica – que Fronteiras?” está a cargo do professor José Inácio Rocha, que abordará a origem dos autómatos e da palavra robô, assim como o actual estado da robótica de inspiração biológica.
As áreas de aplicação dos robôs e as diferentes formas de locomoção também são tema de discussão.
Esta tertúlia enquadra-se na área da electrónica e telecomunicações.
Nos próximos meses, a Termodinâmica Aplicada, Mecânica dos Meios Sólidos, Tecnologia e Organização Industrial, Controlo e Processos, Informática, Matemática, Ciências Empresariais e Comunicação são temas a debate.  
http://ltodi.est.ips.pt/empresas/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=313

Um robôt em casa ? - Ficção , Realidade , que Futuro?
Vale a pena participar na Tertúlia Científica no Club Setubalense dia 15 pelas 21horas.

Robô para inspeccionar linhas de alta tensão, objecto de estudo de formação avançada do engº José Rocha, orador convidado, terá o seu paper exposto abreviadamente. Baseado na plataforma MindStorm da Lego e desenvolvido por alunos da EST será referido outro caso como exemplo de actividade desenvolvida em termos de robótica móvel na ESTSetúbal . Que áreas de aplicação dos robôs e diferentes formas de locomoção fará parte do tema. A origem dos autómatos e da palavra robô, bem como o actual estado da robótica de inspiração biológica responde à pergunta tema da tertúlia "Robótica - que fronteiras?".

 

 

Voltar