Club Setubalense 18 Janeiro 2006 21h00   Quarta-feira

 [01-18 21h]

 

Convocatória

Assembleia Geral Ordinária para 18 de Janeiro 2006 pela 21horas

OT:

1-Discussão e votação do Relatório e Contas

2-Tomada de posse dos Corpos Gerentes   Plano

3-Outros Assuntos

O Presidente

Engº João José Sá Nogueira


TEMPO DE PASSAGEM DE TESTEMUNHO

Desde 1992 ocupei, com o maior prazer e muita honra, o lugar de Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Club Setubalense, tempo durante o qual tive o privilégio de colaborar com as Direcções presididas sucessivamente por José Sousa e Silva, António Alves, Jorge Raposo, António Manuel Lopes Ferreira e Maria Helena Fragoso de Matos. Um tempo muito gratificante e que me permitiu, não só acompanhar o trabalho realizado por estas Direcções, verificando como dignificaram o nosso Clube e a nossa Cidade, mas, e principalmente, estabelecer laços de amizade, que, por certo, perdurarão para além destas relações institucionais.

Tive oportunidade, por várias vezes, de explicar as razões porque não me recandidatei agora a um novo mandato. Era, com efeito, tempo de passar o testemunho, já que as razões que poderiam justificar a minha continuação se tinham esgotado:

- A conclusão da revisão dos Estatutos, abrindo o Clube a uma maior colaboração com a Comunidade.

- As comemorações do 150º aniversário praticamente concluídas (falta o lançamento do livro).

- Um elenco de Corpos Sociais, que, após um ano de excepcional e brilhante actividade, saiu com o seu prestígio e legitimidade reforçados.

- O prazer de ver o reconhecimento público da actividade do Clube concretizado com a atribuição das Medalhas de Mérito Distrital e de Honra da Cidade de Setúbal.

Saio descansado. Os Corpos Sociais, agora empossados, constituem uma equipa unida, sólida, com um projecto capaz de continuar a prestigiar o Clube e catalisar uma intervenção cívica na Cidade, que a engrandeça, engrandecendo a nossa Colectividade.

Desejo a esta equipa os maiores êxitos.

Aos meus Caros Consócios deste Clube, que ao longo destes últimos 14 anos depositaram em mim a sua honrosa confiança e de quem recebi provas de muita simpatia, quero, muito sensibilizado, agradecer, na certeza de que continuarão a apoiar os membros dos Corpos Sociais do Club Setubalense, a participar na sua vida associativa e, através desta, concretizar a prática de uma cidadania actuante e dinamizadora da vida cultural e social da nossa Cidade, capaz de inventar novas respostas para as interrogações e os desafios de cada tempo.

Então, o Club Setubalense, de forma renovada e de acordo com os interesses dos seus Associados, continuará a “dar incremento à civilização”.

João de Sá Nogueira


Relatório e Contas da

Direcção do Club Setubalense

Ano de 2005

Relatório e Contas da Direcção Ano de 2005

Conforme estipula o n.º 1, do Artigo 6.º dos estatutos do Club, submetemos à apreciação dos Associados o Relatório e Contas da Direcção, referente ao exercício de 2005, acompanhado do parecer do Conselho Fiscal.

O ano de 2005 foi um ano extraordinário na vida do Club Setubalense. Foi o culminar de dois anos de intensa actividade de preparação e desenvolvimento de um conjunto alargado de eventos nos campos cultural e associativo. O objectivo foi a celebração de uma data memorável para o Club, o seu 150º aniversário, com a dignidade, vivência e envolvimento que a comemoração exigia. Foi, também, o culminar de três anos de uma estratégia de abertura do Club à sociedade, com o envolvimento no tecido cultural e intelectual da cidade, através da parceria com entidades representativas de Setúbal. O Club encerrou as comemorações com uma dinâmica e visibilidade reconhecidas pela cidade. Prova disso foi a atribuição do diploma de Mérito Distrital por parte do Governo Civil de Setúbal, da medalha de Honra da Cidade de Setúbal, pela Câmara Municipal e do reconhecimento do Jornal O Setubalense, que elegeu o Club como a associação que mais se distinguiu em 2005.

O Club Setubalense deixa como memória das comemorações três obras que perpetuarão esta importante efeméride: uma medalha comemorativa e um múltiplo de arte, inspiradas em obras do pintor Nuno David, e um livro (em fase final de produção) que percorre a história do Club ao longo dos 150 anos de vida.

A realização de dois ciclos de conferências sobre temas da actualidade ligados à cidade e região envolvente, duas grandes exposições: uma de fotografia e outra de pintura, envolvendo um conjunto de artistas de grande qualidade, foram, para além da produção dos suportes de memória e perpetuação já referidos, os pontos altos das comemorações.

A visita de S.A.R D. Duarte, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real Portuguesa e representante da Instituição Monárquica que na pessoa do Rei D. Pedro V, em 1855, deu o aval à fundação do Club Setubalense, veio honrar a nossa ligação aos valores tradicionais da nossa identidade, num encontro que decorreu num ambiente de grande brilho e simpatia. Esta visita foi abrilhantada com um recital oferecido pela Orquestra Juvenil de Violinos "Os Paganinus" do Conservatório Regional de Setúbal, nosso parceiro cultural.

O Jantar de Aniversário e encerramento das Comemorações, em 12 de Novembro de 2005, foi invulgarmente concorrido, tendo contado com a presença de todas as entidades oficiais da Cidade, de muitas outras Instituições, e de um número considerável de sócios. Foi um momento alto de convívio associativo e de reconhecimento do significado e da dignidade do Club.

Agora, é preciso pensar no futuro. Repensar o Club em função dos novos desafios que mobilizam a sociedade. O Club Setubalense tem sabido sempre adaptar-se, com maior ou menor dificuldade, às mudanças impostas pela inevitável mudança dos tempos. O desafio que agora se lhe pede, é que consiga superar mais uma etapa da sua vida, que não se revela fácil. O associativismo está em crise por todo a parte. O número de pessoas disponíveis para dar o seu contributo a causas associativas é cada vez menor. Como menor é o número dos sócios que frequentam o Club ou comparecem às suas actividades. Há uma espécie de torpor que faz com que as pessoas fiquem em casa. Um torpor que está, inexoravelmente, a afectar também o Club Setubalense. Por isso, é preciso tentar descobrir que motivações levam as pessoas a tornarem-se sócias. O que esperam do Club. O que faz falta ao Club para que apareçam. O que o Club tem de fazer para as conquistar. Este é o grande desafio do Club para 2006: encarar o futuro com o optimismo, a confiança e a esperança necessárias para que possa cumprir a missão para que foi criado: dar incremento à civilização, promovendo os valores da cidadania.

Foi um ano cheio de iniciativas. O Club continuou a apostar no desenvolvimento de actividades de carácter cultural, mas, também, de índole social e recreativa, com a realização de um conjunto alargado de eventos que são descritos mais à frente neste Relatório.

Também em 2005 perdemos alguns sócios, uns, infelizmente, por falecimento, outros por razões da sua vida particular. A tendência foi, apesar de tudo, atenuada pela entrada de novos sócios, mas o Club sente que tem de se fazer, em 2006, um esforço maior na captação de mais associados, especialmente de uma faixa etária mais jovem que potencionalize um rejuvenescimento do quadro social. De entre os sócios falecidos destacamos o sócio nº 1, Dr. Soveral Rodrigues, que teria completado em 2005, 75 anos de associado.

As relações institucionais do Club com o Governo Civil e com a Câmara Municipal de Setúbal foram, à semelhança do ocorrido nos últimos anos, de grande colaboração. O Club regista com muito agrado o papel destas entidades no apoio a muitas das suas actividades, fundamentalmente, em termos institucionais, mas, também nalguns casos, em termos materiais.

O Club consolidou a sua parceria com o Conservatório Regional de Setúbal, com quem mantém um relacionamento de grande proximidade e colaboração. Apraz-nos registar que esta parceria possibilitou um conjunto alargado de actividades de carácter cultural, quer as que foram da exclusiva responsabilidade daquela prestigiada associação, quer as que foram organizadas em estreita colaboração com as actividades do Club.

No último trimestre do ano 2005 estreitaram-se as relações entre o Club e a Escola Superior de Tecnologia do IPS, o contribuiu para o enriquecimento e diversidade das palestras incluídas nas Tertúlias da Cultura Científica.

No que respeita às suas actividades habituais e à manutenção, o Club viveu o ano de 2005, como vem sendo hábito de há uns anos a esta parte, praticamente apoiado no orçamento gerado pela quotização dos Associados.

Em 2005, porém, foram angariados apoios e patrocínios, que referiremos nos agradecimentos, os quais suportaram as actividades e iniciativas das Comemorações e que constituíram um orçamento gerido em separado.

Actividades levadas a efeito em 2005

1 - Integradas nas comemorações dos 150 anos do Club Setubalense

Sessão de Abertura das Comemorações;

Palestra “Um olhar sobre a cidade”;

Lançamento da medalha comemorativa dos 150 Anos;

1.º Ciclo de Conferências do Club;

Exposição de Fotografia comemorativa 150 anos;

Exposição de Pintura e Escultura;

2.º Ciclo de Conferências do Club;

Visita de S.A.R. D. Duarte Pio, Duque de Bragança;

Jantar de Gala comemorativo dos 150 anos do Club.

2 - Actividades culturais diversas

Universidade de Setúbal da Terceira Idade, palestra Fernando Almeida;

Concerto Ensemble Vocal Voct - Coro de Câmara de Setúbal;

Tarde Infantil de Carnaval;

Baile de Carnaval;

Audição de Piano de alunos do Prof. Nuno Batoca do CRS;

Audição de Guitarra do Prof. John Fletcher do CRS;

Sessão de lançamento do “Guia de Vinhos 2005”;

Temporada do Conservatório Regional de Setúbal

- Audição da Páscoa;

- Concerto "Jovens Músicos"

- Concerto "Novos Valores"

- Concerto de Professores

Tertúlia sobre Bocage: “O nosso Bocage” promovida pela LASA;

Tertúlia “Eis Bocage: Conversas de Botequim” Promovida pelo jornal "Setúbal na Rede";

Audição de Piano e Acordeão, Prof.ª Fátima Guerreiro do CRS;

UNISETI - Conferência com o Prof. Moisés Espírito Santo;

Concerto de Professores da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi;

Festróia - Workshop;

Exposição de pintura de Raquel Atalaia;

Concerto Coro Odyssea, dirigido pelo Professor Christopher Bochman;

42.º aniversário da primeira apresentação pública do Coral Luísa Todi;

Concerto professores e alunos da Escola de Música Dámsom;

Concerto de homenagem à Professora Maria Adelaide Rosado Pinto promovido pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo Conservatório Regional de Setúbal;

Audição dos alunos de Piano da Professora Fátima Guerreiro, do CRS;

Caritas - Como construir a Paz de amanhã? - palestra palo Dr. Guilherme de Oliveira Martins

3 - Tertúlias da Cultura Científica

Internet - palestra pela Dr.ª Fernanda Rodrigues;

O que é o Cérebro? - Semana Internacional do Cérebro - palestra pela Dr.ª Maria José Diógenes;

Sonda em Titã - Com Dr. Maarten Roos Serote;

3.1 - Em parceria com a Escola Superior de Tecnologia

O conhecimento como paixão, a engenharia como profissão - palestra pelo Prof. Dr. José Francisco Fernandes;

Instrumentação e Medida - palestra pelo Prof. Dr. José Miguel Dias Pereira;

Veículos eléctricos - palestra pelo Prof. Dr. José Henrique Maia;

Robótica - que fronteira? - palestra pelo Eng.º José Rocha

4 - Passeios Pedestres e Visitas Culturais (Projecto 4 Caminhos)

(com o apoio do Eng. º Nuno David)

Passeio à Lapa de Santa Margarida e Museu Oceanográfico;

Passeio a Abul (Estação Arqueológica Fenícia) com a colaboração do Dr. Carlos Tavares da Silva;

Visita à produtora de vinhos Casa Agrícola Horácio Simões (Quinta do Anjo), guiada pela Eng. ª Manuela Simões.

Conhecer Setúbal - Um passeio pela cidade com a colaboração do Dr. José Custódio Vieira da Silva;

Passeio à Serra de São Luís;

Passeio no Sado no Hiate de Setúbal;

Passeio pelo Jaspe, Serra da Arrábida;

Visita ao Ceramista Fortuna, Quinta do Anjo;

Visita à queijaria do senhor Libertino, Quinta do Anjo;

 

Bridge

Torneio das Equipas Comissão Regional do Sul do Tejo;

XII Torneio da Cidade de Setúbal;

Torneio de Aniversário do Club;

 

Cedência de Instalações

Ao Rotary Club de Setúbal para a realização do Baile da Rosa;

À Câmara Municipal de Setúbal;

À Cáritas

Intervenções e manutenção das instalações

Montagem de calhas e suportes, no salão, para a realização de exposições

Conclusão da pintura do salão, arranjo das janelas e persianas, a cargo da Câmara Municipal

Protocolos estabelecidos ou a estabelecer

Em estudo o estabelecimento dum protocolo com a Escola Superior de Tecnologia do IPS

Internet

A funcionar em sistema Wi-Fi.

Utilidade Pública

Está em preparação o dossier para ser pedida.

Requalificação do Edifício

Está concluído o estudo, encontra-se para apreciação na Câmara Municipal

Agradecimentos

Expressamos os nossos agradecimentos:

- Ao Governo Civil de Setúbal;

- À Câmara Municipal de Setúbal;

- Ao Conservatório Regional de Setúbal;

- A todas as entidades com quem mantivemos relações institucionais;

- À comunicação social pela divulgação das nossas actividades;

- Às entidades que apoiaram financeiramente as Comemorações dos 150 Anos;

Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra

Corlito - Centro Técnico Artes Gráficas

Câmara Municipal de Setúbal

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento

Governo Civil de Setúbal

Grupo Portucel-Soporcel

Inapa

Pluripar

Secil

- Às entidades que apoiaram financeiramente os torneiros de Bridge;

- À Secção de Bridge e ao Director responsável pela mesma, pela sua actividade que contribuiu para a visibilidade e prestígio do Club;;

- À Comissão Organizadora das Comemorações do 150 º Aniversário pelo entusiasmo e dedicação que manifestaram na concepção e consecução dos objectivos e actividades das mesmas;

- Ao Conselho Fiscal pelo acompanhamento e confiança com que nos distinguiram;

- Ao Presidente cessante da Mesa da Assembleia Geral, pelo empenho, inteligência, prudência e dedicação com que dinamizou as diversas actividades do Club, nomeadamente as Comemorações do seu Aniversário e com que ao longo de anos de exercício apoiou e incentivou o trabalho das várias Direcções;

- A todos os associados que connosco colaboraram.

- Apresentamos ainda um sentido agradecimento à Sr. ª Dr. ª Maria da Dores Meira, Vereadora com competência delegada na área da Cultura, que a título particular, ofereceu ao Club Setubalense como homenagem aos seus 150 Anos o registo oficial da sua designação e do seu logotipo.

 

Relatório da secção de Bridge

1. Durante o ano de 2005 a Secção de Bridge do Club Setubalense realizou as seguintes actividades:

a. 23 Torneios semanais de regularidade.

b. Torneio de encerramento da época 2004/2005, que contou com a presença de 8 jogadores.

c. Em 10 de Setembro de 2005 o XII Festival da Cidade de Setúbal, com a participação de 66 jogadores.

d. Em 06 de Novembro de 2005 o Torneio referente ao 150º Aniversario do Club, a presença de 48 jogadores.

2. A Secção de Bridge terminou o ano de 2005 com um saldo positivo de 1760,47€.

3. Há a considerar o apoio de Jorge Moreira Raposo - Despachantes Oficiais Associados Lda. no valor de 110 € a quem endereçamos os nossos sinceros agradecimentos.

 

Resultado do Exercício

As Contas cujo Balanço se anexa apresentam um Resultado de Exercício de 13.550,86 €. Este valor reflecte o montante dos patrocínios angariados pelo Club para as Comemorações dos 150 anos.

A terminar, temos a honra de propor:

1. Que aproveis o Relatório e Contas de Gerência do ano de 2005.

2. Que aproveis os Votos de Agradecimento constantes deste Relatório.

Setúbal, 17 de Janeiro de 2006

A Direcção




Plano de Actividades para 2006

Índice
1 - O Club Setubalense: um parceiro cultural da cidade de Setúbal
2 - Promover o gosto pela cultura
3 - Arte à Sexta no Club Setubalense
4 - Quatro Caminhos
5 - Tertúlia da Cultura Científica
6 - Torneios de Bridge
7 - Parceria com o Conservatório Regional de Setúbal
8 - Eventos regulares

1 - O Club Setubalense tornou-se um parceiro cultural da cidade de Setúbal

O Club Setubalense tem raízes antigas e profundas na cidade de Setúbal. Fundado em 1855, nos finais do século XIX, é o segundo clube mais antigo do país. Em 2005, completou 150 anos de actividade ininterrupta ao serviço da vida social e cultural da cidade, perseguindo sempre os valores da civilização e do humanismo. Considerado, no passado, como uma associação fechada e elitista, o Club hoje é, reconhecidamente, um parceiro cultural da cidade, contribuindo com múltiplas realizações para o enriquecimento da vida cultural e intelectual de Setúbal. A abertura das actividades do Club à cidade tem vindo a acentuar-se nos últimos anos, movendo-o a inequívoca perspectiva de serviço à comunidade e o desejo de ser considerado como uma associação útil, válida e construtiva, na tarefa comum de contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável e solidária.

2 - Promover o gosto pela cultura

O Club Setubalense tem vindo a assumir-se cada vez mais como um parceiro cultural na cidade de Setúbal. Prova disso são as parcerias com outras entidades, com o objectivo de promover eventos que fomentem o gosto pela cultura e pela participação dos cidadãos, numa perspectiva de cidadania.

O Club tem vindo a encarar este desafio como uma caminhada na abertura das suas actividades ao exterior, deixando cada vez mais a sua postura de sociedade virada só para os seus associados e abrindo à cidade mais um espaço para realização de eventos. O Club dispõe de instalações capazes de albergar as mais variadas actividades culturais: música, exposições, dança, performances teatrais, palestras, debates, conferências e uma multiplicidade de outras actividades.

O Club tem vindo a estabelecer parcerias regulares e colaborações regulares com algumas instituições da cidade, de onde se destaca, pela sua amplitude e importância, a que desenvolve, há já alguns ano, com o Conservatório Regional de Setúbal. Mas mantém parcerias com outras prestigiadas instituições como a Câmara Municipal de Setúbal, a Universidade da Terceira Idade, o Coro de Câmara de Setúbal e o Setubalnarede.

3 - Arte à Sexta no Club Setubalense

O Clube vai levar a efeito em 2006 mais um conjunto de eventos culturais integrados no projecto Arte à Sexta. O formato destes eventos assenta no conceito da multiplicidade das manifestações de carácter cultural que é possível levar a um espaço como o do Club Setubalense: música, fotografia e imagem, colóquios, debates… Este novo ciclo de cultura de Club visa proporcionar aos associados e à Cidade de Setúbal um espaço de fruição cultural, multifacetado, num ambiente despretensioso e informal, que seja apelativo e agradável, por forma a motivar as pessoas para o saudável hábito de um encontro com a cultura, às sextas à noite.
O calendário do Arte à Sexta é o seguinte:
7 de Abril (6.ª feira, 21h30) - Fotografia: “Os Açores de outro ângulo”, com o fotógrafo e mergulhador Hugo Marques.
21 de Abril (6.ª feira, 21h30) - Música: “Mozart”, com o músico e pianista António Laertes.
12 de Maio (6.ª feira, 21h30) - Palestra: “Galileu”, com o poeta e advogado António Marrachinho Soares.
9 de Junho (6.ª feira, 21h30) - Música: “Um ensaio coral”, com o Coro de Câmara de Setúbal, dirigido pelo Maestro Raul Avelãs.
7 de Julho (6.ª feira, 21h30) - Fotografia: “Olhares”, com o fotógrafo e poeta António Manuel Santos.
13 de Outubro (6.ª feira, 21h30) - Pintura, com o pintor Eduardo Carqueijeiro.
10 de Novembro (6.ª feira, 21h30) - Palestra: “A vida das abelhas”, com o apicultor e pintor Nuno David.
15 de Dezembro (6.ª feira, 21h30) - Imagem, com o declamador João Completo.

4 - Quatro Caminhos

Pelo quarto ano consecutivo, o Club vai levar a efeito o projecto Quatro Caminhos. Trata-se de uma actividade com uma forte componente cultural e ambiental, pois realiza-se ao ar livre, em contacto com a natureza. O formato destes programas assenta em passeios ou caminhadas centrados em três áreas estreitamente ligadas: Parque Natural da Arrábida, Estuário do Sado e cidade de Setúbal. Os percursos têm vindo, desde o início, a ser acompanhados pelo Eng.º Nuno David.
Este ano, o Programa é o seguinte:
19 de Março (Domingo, 9h00) - Passeio a Tróia.
2 de Abril (Domingo, 9h00) - Albarquel, Comenda e Castelo de S. Filipe.
14 de Maio (Domingo, 9h00) - 4 Caminhos - Percurso em estudo.
11 de Junho (Domingo, 9h00) - 4 Caminhos - Percurso em estudo.
9 de Julho (Domingo, 10h00) - Passeio no Sado no Hiate de Setúbal
24 de Setembro (Domingo, 9h00) - Percurso em estudo.
22 de Outubro (Domingo, 9h00) - 4 Caminhos - Trans-Arrábida.

5 - Tertúlia de Cultura Científica

Desde há dois anos a esta parte que o Club abriu uma nova janela para o saber, através da realização das tertúlias de cultura científica. Um conjunto de prestigiados oradores e uma panóplia de temas têm trazido ao Club uma larga plateia de interessados em questões que vão desde a sonda europeia Huygens, até à Robótica, passando por áreas tão interessantes e cativantes como a Internet, o Cérebro e a Energia e Termodinâmica.
Este ano, o Tertúlia avança pelos seguintes temas:
12 de Janeiro (5.ª feira, 21h00) - “A Energia que move o Mundo”, com o Prof. Dr. Luís Coelho.
16 de Fevereiro (5.ª feira, 21h00) - “Novos materiais”, com a Prof.ª Maria João Carmezim.
23 de Março (5.ª feira, 21h00) - “Autocarros de Setúbal e Mobilidade”, com o Prof. Dr. Filipe Didelet Pereira.
27 de Abril (5.ª feira, 21h00) - “A água como recurso finito”, com a Dr.ª Ana Tavares da Mata.

6 - Torneios de Bridge

O Club realiza anualmente vários torneios de Bridge, envolvendo equipas de vários pontos do país. Trata-se de uma competição com grandes tradições no Club Setubalense, que movimenta um grande número de participantes, em provas de elevado nível competitivo.
Este ano, estão previstas as seguintes actividades:
Torneio das Equipas Comissão Regional do Sul do Tejo
XII Torneio da Cidade de Setúbal
Torneio de Aniversário do Club

7 - Parceria com o Conservatório Regional de Setúbal

O Club tem vindo a manter uma importante parceria com o Conservatório Regional de Setúbal, que tem permitido o incremento da qualidade dos eventos culturais do Club, através, quer da realização de um conjunto alargado de actividades de iniciativa do Conservatório, quer de eventos em parceria (Arte à Sexta) e de outras iniciativas do Club, com especial destaque para as actividades realizadas em 2005 no âmbito da comemoração dos 150 anos desta associação.

Este ano, no âmbito dessa parceria, estão agendadas as seguintes actividades:
19 de Maio, 6.ª feira, às 21h30 - Concerto de Professores
3 de Junho, Sábado, às16h00 - Concerto Jovens Músicos
9 de Junho, 6.ª feira, às 21h30 - Concerto Novos Valores

8 - Eventos regulares

O Club realiza anualmente um conjunto de eventos, de que se destaca:
As Festas de Carnaval
Os Santos Populares
A Tertúlia Bocageana (em parceria com o Setubalnarede).



Índice

 

 

 

 

1 - O Club Setubalense: um parceiro cultural da cidade de Setúbal

 

2 - Promover o gosto pela cultura

 

3 - Arte à Sexta no Club Setubalense

 

4 - Quatro Caminhos

 

5 - Tertúlia da Cultura Científica

 

6 - Torneios de Bridge

 

7 - Parceria com o Conservatório Regional de Setúbal

 

8 - Eventos regulares

 

 

 

 

1 - O Club Setubalense tornou-se um parceiro cultural

da cidade de Setúbal

O Club Setubalense tem raízes antigas e profundas na cidade de Setúbal. Fundado em 1855, nos finais do século XIX, é o segundo clube mais antigo do país. Em 2005, completou 150 anos de actividade ininterrupta ao serviço da vida social e cultural da cidade, perseguindo sempre os valores da civilização e do humanismo. Considerado, no passado, como uma associação fechada e elitista, o Club hoje é, reconhecidamente, um parceiro cultural da cidade, contribuindo com múltiplas realizações para o enriquecimento da vida cultural e intelectual de Setúbal. A abertura das actividades do Club à cidade tem vindo a acentuar-se nos últimos anos, movendo-o a inequívoca perspectiva de serviço à comunidade e o desejo de ser considerado como uma associação útil, válida e construtiva, na tarefa comum de contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável e solidária.

 

2 - Promover o gosto pela cultura

O Club Setubalense tem vindo a assumir-se cada vez mais como um parceiro cultural na cidade de Setúbal. Prova disso são as parcerias com outras entidades, com o objectivo de promover eventos que fomentem o gosto pela cultura e pela participação dos cidadãos, numa perspectiva de cidadania.

O Club tem vindo a encarar este desafio como uma caminhada na abertura das suas actividades ao exterior, deixando cada vez mais a sua postura de sociedade virada só para os seus associados e abrindo à cidade mais um espaço para realização de eventos. O Club dispõe de instalações capazes de albergar as mais variadas actividades culturais: música, exposições, dança, performances teatrais, palestras, debates, conferências e uma multiplicidade de outras actividades.

O Club tem vindo a estabelecer parcerias regulares e colaborações regulares com algumas instituições da cidade, de onde se destaca, pela sua amplitude e importância, a que desenvolve, há já alguns ano, com o Conservatório Regional de Setúbal. Mas mantém parcerias com outras prestigiadas instituições como a Câmara Municipal de Setúbal, a Universidade da Terceira Idade, o Coro de Câmara de Setúbal e o Setubalnarede.

 

3 - Arte à Sexta no Club Setubalense

O Clube vai levar a efeito em 2006 mais um conjunto de eventos culturais integrados no projecto Arte à Sexta. O formato destes eventos assenta no conceito da multiplicidade das manifestações de carácter cultural que é possível levar a um espaço como o do Club Setubalense: música, fotografia e imagem, colóquios, debates… Este novo ciclo de cultura de Club visa proporcionar aos associados e à Cidade de Setúbal um espaço de fruição cultural, multifacetado, num ambiente despretensioso e informal, que seja apelativo e agradável, por forma a motivar as pessoas para o saudável hábito de um encontro com a cultura, às sextas à noite.

O calendário do Arte à Sexta é o seguinte:

7 de Abril (6.ª feira, 21h30) - Fotografia: “Os Açores de outro ângulo”, com o fotógrafo e mergulhador Hugo Marques.

21 de Abril (6.ª feira, 21h30) - Música: “Mozart”, com o músico e pianista António Laertes.

12 de Maio (6.ª feira, 21h30) - Palestra: “Galileu”, com o poeta e advogado António Marrachinho Soares.

9 de Junho (6.ª feira, 21h30) - Música: “Um ensaio coral”, com o Coro de Câmara de Setúbal, dirigido pelo Maestro Raul Avelãs.

7 de Julho (6.ª feira, 21h30) - Fotografia: “Olhares”, com o fotógrafo e poeta António Manuel Santos.

13 de Outubro (6.ª feira, 21h30) - Pintura, com o pintor Eduardo Carqueijeiro.

10 de Novembro (6.ª feira, 21h30) - Palestra: “A vida das abelhas”, com o apicultor e pintor Nuno David.

15 de Dezembro (6.ª feira, 21h30) - Imagem, com o declamador João Completo.

 

 

 

4 - Quatro Caminhos

Pelo quarto ano consecutivo, o Club vai levar a efeito o projecto Quatro Caminhos. Trata-se de uma actividade com uma forte componente cultural e ambiental, pois realiza-se ao ar livre, em contacto com a natureza. O formato destes programas assenta em passeios ou caminhadas centrados em três áreas estreitamente ligadas: Parque Natural da Arrábida, Estuário do Sado e cidade de Setúbal. Os percursos têm vindo, desde o início, a ser acompanhados pelo Eng.º Nuno David.

Este ano, o Programa é o seguinte:

19 de Março (Domingo, 9h00) - Passeio a Tróia.

2 de Abril (Domingo, 9h00) - Albarquel, Comenda e Castelo de S. Filipe.

14 de Maio (Domingo, 9h00) - 4 Caminhos - Percurso em estudo.

11 de Junho (Domingo, 9h00) - 4 Caminhos - Percurso em estudo.

9 de Julho (Domingo, 10h00) - Passeio no Sado no Hiate de Setúbal

24 de Setembro (Domingo, 9h00) - Percurso em estudo.

22 de Outubro (Domingo, 9h00) - 4 Caminhos - Trans-Arrábida.

 

5 - Tertúlia de Cultura Científica

Desde há dois anos a esta parte que o Club abriu uma nova janela para o saber, através da realização das tertúlias de cultura científica. Um conjunto de prestigiados oradores e uma panóplia de temas têm trazido ao Club uma larga plateia de interessados em questões que vão desde a sonda europeia Huygens, até à Robótica, passando por áreas tão interessantes e cativantes como a Internet, o Cérebro e a Energia e Termodinâmica.

Este ano, o Tertúlia avança pelos seguintes temas:

12 de Janeiro (5.ª feira, 21h00) - “A Energia que move o Mundo”, com o Prof. Dr. Luís Coelho.

16 de Fevereiro (5.ª feira, 21h00) - “Novos materiais”, com a Prof.ª Maria João Carmezim.

23 de Março (5.ª feira, 21h00) - “Autocarros de Setúbal e Mobilidade”, com o Prof. Dr. Filipe Didelet Pereira.

27 de Abril (5.ª feira, 21h00) - “A água como recurso finito”, com a Dr.ª Ana Tavares da Mata.

6 - Torneios de Bridge

O Club realiza anualmente vários torneios de Bridge, envolvendo equipas de vários pontos do país. Trata-se de uma competição com grandes tradições no Club Setubalense, que movimenta um grande número de participantes, em provas de elevado nível competitivo.

Este ano, estão previstas as seguintes actividades:

Torneio das Equipas Comissão Regional do Sul do Tejo

XII Torneio da Cidade de Setúbal

Torneio de Aniversário do Club

 

7 - Parceria com o Conservatório Regional de Setúbal

O Club tem vindo a manter uma importante parceria com o Conservatório Regional de Setúbal, que tem permitido o incremento da qualidade dos eventos culturais do Club, através, quer da realização de um conjunto alargado de actividades de iniciativa do Conservatório, quer de eventos em parceria (Arte à Sexta) e de outras iniciativas do Club, com especial destaque para as actividades realizadas em 2005 no âmbito da comemoração dos 150 anos desta associação.

Este ano, no âmbito dessa parceria, estão agendadas as seguintes actividades:

 

19 de Maio, 6.ª feira, às 21h30 - Concerto de Professores

3 de Junho, Sábado, às16h00 - Concerto Jovens Músicos

9 de Junho, 6.ª feira, às 21h30 - Concerto Novos Valores

 

8 - Eventos regulares

 

O Club realiza anualmente um conjunto de eventos, de que se destaca:

 

As Festas de Carnaval

Os Santos Populares

A Tertúlia Bocageana (em parceria com o Setubalnarede).

 

   VOLTAR