Club Setubalense [05-18 21h]    Quinta-Feira  2006-05-18 21h00   aberto ao público
Tertúlia da Cultura Científica

Inteligência Artificial

dia 18 de Maio 2006 (Quinta-feira), pelas 21h00, na sede do Clube Setubalense (Av. Luísa Todi, nº99). A Palestra, intitulada “Inteligência Artificial”, conta com a presença, enquanto orador convidado, do docente da ESTSetúbal, Eng. Hugo Gambôa.

A tertúlia apresentará a história e os objectivos da Inteligência Artificial, ilustrando-os com exemplos de utilização no dia a dia e recentes avanços na área. No final, levantam-se pontos de discussão centrados no futuro e debatem-se consequências do desejado progresso nestas áreas da Informática.

Esta temática (Inteligência Artifical) insere-se na apresentação da área científica de Informática da ESTSetúbal, constituindo uma das 10 temáticas alvo de tertúlia no Clube Setubalense. Seguem-se nos próximos meses: Matemática; Ciências Empresariais e Comunicação. Orador: Eng. Hugo Gâmboa (Docente da ESTSetúbal)
Objectivo:
Abordar o tema da Inteligência Artificial (IA), um ramo da engenharia informática que tem inspirado, em muito, a ficção científica, o cinema e certamente muitos avanços da ciência. Um campo de contactos multidisciplinares com a filosofia, psicologia, neurologia, linguística, entre outras, que surge do sonho de fazer máquinas inteligentes. _______________________________
A Tertúlia apresentará a história e os objectivos da Inteligência Artificial, ilustrando-os com exemplos de utilização no dia a dia e recentes avanços na área.

CV

Eng. Hugo Gamboa  é licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1999, é actualmente assistente no departamento de sistemas e informática da Escola superior de Tecnologia de Setúbal, onde lecciona disciplinas relacionadas com Inteligência Artificial. Está a realizar trabalho de investigação no âmbito do Doutoramento no grupo de Teoria da Comunicação e Reconhecimento de Padrões do Instituto de Telecomunicações. As suas áreas de interesse são a Inteligência Artificial, Reconhecimento de Padrões, Biometria, Processamento de Sinais, Ambientes de Aprendizagem Inteligente, Interacção Homem Maquina.

Já não há nenhum humano capaz de ganhar em xadrez ao computador. Isto é um bem ou uma ameaça? Vamos discutir isto com o convidado Eng. Hugo Gambôa que é Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1999, realiza trabalho de investigação no âmbito do Doutoramento no grupo de Teoria da Comunicação e Reconhecimento de Padrões do Instituto de Telecomunicações interessado em Ambientes de Aprendizagem Inteligente e Interacção Homem Maquina. Vamos falar da detecção das emoções nos humanos a partir da monitorização automática biomédica.