Club Setubalense   [09-24 21h] 21h SÁBADO 24 Setembro 2011   CONCERTO

 Gala de Ópera e canções Napolitanas


 ____________
Curriculum Artístico -João Miranda - Baixo

Nasceu em Lisboa. É membro do Coro do Teatro Nacional de  São Carlos (TNSC). Estudou com Helmut Lips, e Maria Dolores Suarez. No Teatro S. Carlos, participou no elenco de várias óperas, sendo de destacar o Bonzo de Madame Butterfly (Puccini), e Alonso de Il Guarany (Carlos Gomes). Foi  Dulcamara na Ópera Elixir do Amor (Donizetti), com a qual fez uma digressão  por várias cidades do país. Participou entre outras, na ópera Albert Herring (B. Britten) no Teatro Aberto, nas operetas Bataclan,e Madamas do Bolhão (Offenbach). Como concertista canta regularmente com os grupos Vozes da Broadway e Scherzo Ensemble. Participou em várias obras, onde  se destaca Petit Messe Solenelle de Rossini, Cantata 173 e Magnificat de J.S.Bach, L' Enfant Prodigue de Debussy e o Requiem de Lopes Graça. 

Em 2006 foi requisitado ao TNSC pela Fundação Calouste Gulbenkian para interpretar o papel de Sarastro na ópera “Uma Pequena Flauta Mágica “ de Mozart. Simultaneamente tem executado músicas inéditas do compositor timorense Simão Barreto com o Quarteto de Cordas  Musicalis, em vários pontos do País.
 ____________
 CURRICULUM ARTÍSTICO - Filipa Lopes -Soprano

 Estudou Canto com Amador Cortés Medina, Lia Altavila, Isabel Biu, Elsa Saque e Filomena Amaro, com quem finalizou o Curso de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa com elevada classificação.
Efectuou cursos de aperfeiçoamento com Helmut Lips, Liliana Bizineche, Mercè Obiol, Montserrat Caballé, Elena Dumitrescu Nentwig e Susan McCulloch.

Cantou nas peças teatrais “As Suplicantes” (música de A.C. Medina, Teatro Municipal de Almada), “As Troianas” (música de Eduardo Pães Mamede, Teatro Nacional D. Maria II), na cantata cénica “Sobre o Vulcão” (de Luis Bragança Gil nos Encontros Acarte da Fundação Calouste Gulbenkian) em eventos e gravações de discos e publicidade.

Apresentou-se em concertos como solista na “Fantasia em dó menor” de Beethoven, “Oratório de Natal”, de Saint-Säens (com Orquestra Sinfónica Portuguesa), “Magnificat” de Bach , “Te Deum” de Inácio de Azevedo, em cenas das óperas “Peer Gynt” de Werner Egk e de Eduard Grieg, no “Te Deum” de Charpentier, nos espectáculos Passionata em Espanha e na Tailândia, (integrado nas cerimónias festivas dos Jogos Olímpicos Asiáticos – 24th S.E.A. Games), e em diversos concertos de Lied, Ópera e Oratória, nomeadamente nos Ciclos de Música de Câmara do T.N.S.Carlos.

No domínio operático destacam-se os papéis de Sacerdotisa na “Aida” de Verdi (Operama Spectacular), Madame Herz em “Der Schauspieldirektor” de Mozart (Operanova), Lia em “L’Enfant Prodigue” de Debussy (versão concerto), Cathleen em “Riders to the Sea” de Vaughan Williams (Acarte-Gulbenkian, Festival de Mateus), Carlota nas “ Damas Trocadas” de Marcos Portugal (Operaclassica.pt), Deusa-Pirata-Capitã na “ Saga” de Jorge Salgueiro (O Bando; Prémio da Crítica 2008 e nomeação Globos de Ouro) e Barbarina nas “Bodas de Fígaro” de Mozart (TCC, Orquestra Camerata Académica de Salzburg, Festival Rota dos Monumentos).

Trabalhou sob a direcção de Nicolay Lalov, Erwin Liszt, Fernando Fontes, Armando Vidal, João Paulo Santos, Sébastien Rouland, e Martyn Brabbins, entre outros.
Membro do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos desde 1995, também aqui interpretou diversos solos em concertos e óperas, nomeadamente em “Madama Butterfly”, “A Raposinha Matreira”, “Manon Lescaut” e “Turandot”.
É Coordenadora e Consultora para o mercado nacional clássico do estúdio de referência O Ganho do Som.
Futuros compromissos incluem vários recitais, o Requiem de Bomtempo e um concerto a ser transmitido em directo pela rádio

 ____________
Currículum Artístico  -Marina Dellalyan - Pianista

     Nasceu em Yerevan, na Arménia. Iniciou os seus estudos com 4 anos,  fez os sua  formação na Escola Especializada Profissional Piotr Tchaikovsky, onde obteve a classificação máxima. Estudou com a professora Ofélia Petrossian, discípula de Konstantin Igumnov, e com Willy Sarkissian, também representante da Escola russa, do professor  Vladimir Sofronitsky.

No ano 1981 foi admitida no Conservatório Superior Estatal Nacional de Komitass. Acabou o curso de licenciatura com as classificações de Solista de Música de Câmara, Professora de piano e Acompanhadora. Obteve um prémio de «Melhor interpretação de Música Contemporânea», organizado pela União dos Compositores da Arménia. Com o Trio «Komitass» ganhou o prémio « Melhor programa Musical de TV ao vivo do ano 1985».

    Começou a sua actividade profissional no ano 1986 como professora de piano na Escola de Música e Arte nº1 de Yerevan. De 1986 até 1993 foi acompanhadora no Teatro Académico de Ópera e Bailado de Yerevan. De 1993 a 1995 foi professora de piano na Escola Central de Arte Coral de Moscovo, em 1995 mudou a sua residência para Portugal; Colaborou como acompanhadora com o Coro Gulbenkian e como solista na Orquestra Gulbenkian. Actuo com os maestros Micael Zilm, Michel Corboz, Muhai Tang, entre outros. Colabora frequentemente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e com o Coro do Teatro São Carlos. Realizou concertos como solista e de Música de Câmara em Los Angeles, Nova York, Paris, Praga, Moscovo, Novosibirsk, Ferrara, Modena, Madrid,  Lisboa, Porto, Funchal, Ponta Delgada, Covilhã, Portimão, Guimarães entre outras.

    Colabora também com o Coro de Câmara de Universidade de Lisboa. Entre diferentes trabalhos realizados com este agrupamento, destaca-se o Requiem de Lopes Graça  com o Maestro Jean-Sebastien Bereau.

Uma das colaborações mais recente foi a ópera «Tosca» e «Madama Butterfly» de Giacomo Puccini com a Companhia de Ópera Portuguesa  e Maestro Giovanni Andreoli, no Festival de Sintra e o teatro musical «Amazonia» no Festival da Bienal de Munich.

    Foi convidada pela Fundação Americana SOROS como solista de Orquestra da Câmara Estatal de Arménia para concerto para piano e orquestra «Topophono» do compositor arménio Harutiun Dellalyan.

    Participou como pianista nos trabalhos do CD «Noites de Ópera em Lisboa».

    Fez gravações para programas de TV e Rádio Arménia, Portugal (Antena 2, RTP1 e RTP2), EUA e Canadá.

 ____________________________

 

CURRICULUM ARTÍSTICO ---Francisco Lobão- Tenor

 Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Mais tarde foi convidado para trabalhar técnica vocal com o professor Cortez Medina. Participou em festivais de verão, tendo sido cantor convidado no Festival Maré de Agosto que se realiza nos Açores. Foi finalista do Concurso de Canto Juventude Musical Portuguesa e participou no Concurso Internacional Luisa Todi. Frequentou as Masters Classes da Cantora Iliana Cotrubas e do Tenor Alfredo Krauss, assim como, os cursos ministrados pelo professor catedrático e pedagogo Helmut Lips. Actualmente é membro efectivo do Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

 

Voltar