Club Setubalense Inscrições abertas: (onde) 18h30.  Terças-feiras ( Sábados artística)  Jóia 10. Sócios 20 euros ; 30 c/o aperfeiçoamento e Sábados  (onde)
SUSPENSO
por falta de 9 interessados: QUER participar? 220 euros para material, 20 por mês ,traga mais praticantes até 9. Clubesetubalense@gmail.com
ESGRIMA (onde)      Sala de Armas        (onde)

Estão abertas as inscrições para as aulas de esgrima no Club Setubalense.
As aulas terão lugar na respectiva sede Av Luisa Todi 99-1º   onde são recebidas as inscrições e combinado o horário. Telm:962588875
Professores:
Director Técnico: Professor Sonia Ribeiro, Mestre: Miguel Machado ,Treinador: Dr. José Paulino

___________________________________________________________________________

Primeira aula09-16 19h] Exibição  [11-27 21h]

(onde) [       Sala de Armas[   (onde) [

Porquê ESGRIMA?
É um desporto de oposição, onde a confrontação não se apresenta em condições semelhantes à dos outros desportos. Carece da utilização de uma arma que impõe
o cumprimento de regras de segurança e a alteração do espaço de intervenção do atirador.
Por intermédio da arma, cria-se uma relação entre os dois atiradores nos planos psicológico e psicomotor.
Contributo da esgrima no PLANO PSICOLOGICO
1 - Autoconfiança. O facto do esgrimista usar uma máscara permite exprimir-se mais livremente. Ele deve contar com consigo próprio para ser o vencedor.
2 - Cortesia e lealdade. A cerimonia inicial do assalto é um sinal externo do compromisso de respeitar o adversário. O árbitro, no início e no final de cada assalto,
estabelece um clima de cortesia, que se expressa pelo cumprimento com as armas entre os atiradores e o árbitro. No final do assalto há ainda um aperto de mão, que reforça a cortesia para com o adversário, seja ele mais forte ou mais fraco.
3 - Atenção. É a qualidade dominante e mais desenvolvida. A situação de frente-a-frente num espaço limitado, assim como o campo visual restrito, favorece a concentração. Esta, é indispensável à observação das acções e reacções do adversário.
4- Auto-Controle. Obriga a dominar o impulso e a violência. A necessidade de controlar permanentemente as acções a desenvolver, assim como as reacções do adversário, obriga ao domínio das emoções mais primárias, como a impulsividade ou o entusiasmo excessivo, entre outras.
Contributo da esgrima no PLANO PSICOMOTOR
1 - Estruturação do esquema corporal. A utilização da arma altera o espaço de intervenção do atirador e conduze-lo a tomar melhor consciência do seu corpo devido à natureza do jogo.
2 - Reforço da lateralidade. A posição de guarda e o manuseamento da arma a uma mão, favorecem o reforço da lateralidade.
3 - Controlo do equilíbrio. Implica o controlo dos pés, aquando das sucessivas mudanças de direcção e diversos deslocamentos, necessários à concretização e fuga de toques.
4 - Organização do espaço. A gestão da distância de segurança para ataque e defesa em relação ao adversário.
5 - Coordenação específica da esgrima. Traduz-se na precedência da acção da mão e do braço sobre as pernas.
6 - Tratamento da informação. Cada situação, prevista ou não, provoca uma resposta adaptada.
7 - Precisão. A coordenação oculo-manual é desenvolvida na condução da ponta para o alvo.

in:   http://www.st-peters-school.com/gca/?id=2460